Home separador Notícias separador Cursos separador Estão abertas as inscrições para três cursos do Pronatec

Estão abertas as inscrições para três cursos do Pronatec

ImagemO Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires terá três novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De 8 a 21 de janeiro estão abertas as inscrições para os cursos de Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial e Administrador de Banco de Dados.

Interessados em participar das capacitações devem fazer a pré-inscrição, na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, das 7h30min às 13h30min. Os documentos necessários para se cadastrar são CPF, carteira de identidade, número do Programa de Integração Social (PIS) e comprovante de residência.

Para frequentar as aulas de Administrador de Banco de Dados – curso com 200 horas - é necessário ter concluído o ensino médio. Já os cursos de Soldador e Mecânico, com carga horária de 160 horas, podem ser cursados mesmo por quem não completou o ensino fundamental. As três capacitações estão marcadas para começar em 4 de março.

Ao todo, estão disponíveis 66 vagas para os cursos. No de soldador, serão 16 vagas para as aulas realizadas de manhã ou à tarde, de segunda à sexta-feira. A capacitação de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial conta com 20 vagas para o curso que ocorrerá à noite, de terça à sexta-feira. Já a turma de Administrador de Banco de Dados, com 30 alunos, terá encontros de segunda à sexta-feira, também à noite.

Segundo o professor Gelson Peter Corrêa, coordenador do Pronatec no IFSul, a previsão é de que o instituto tenha 11 turmas do programa ao longo deste ano. Em 2012, a escola formou 45 estudantes, de três turmas. “O campus Venâncio foi um dos que teve a menor evasão”, comenta Corrêa. Ele lembra que, além de ter aulas com docentes do IFSul, os alunos terão à disposição a infraestrutura da escola técnica.

Perfil do profissional formado pelos cursos

Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga: solda materiais por meio do processo de eletrodo revestido atendendo a regulamentação técnica de fabricação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial: Instala e realiza a manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização comercial e industrial. Executa montagem e substituição de componentes elétricos, de acordo com as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Administrador de Banco de Dados: Planeja, implementa, administra e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Documenta todas as etapas do processo. Aplica políticas de segurança da informação para banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e com respeito à propriedade intelectual.

Última atualização (Sex, 11 de Janeiro de 2013 10:53)