Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home separador Notícias separador Cursos separador Estão abertas as inscrições para três cursos do Pronatec

Estão abertas as inscrições para três cursos do Pronatec

ImagemO Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires terá três novas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De 8 a 21 de janeiro estão abertas as inscrições para os cursos de Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial e Administrador de Banco de Dados.

Interessados em participar das capacitações devem fazer a pré-inscrição, na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, das 7h30min às 13h30min. Os documentos necessários para se cadastrar são CPF, carteira de identidade, número do Programa de Integração Social (PIS) e comprovante de residência.

Para frequentar as aulas de Administrador de Banco de Dados – curso com 200 horas - é necessário ter concluído o ensino médio. Já os cursos de Soldador e Mecânico, com carga horária de 160 horas, podem ser cursados mesmo por quem não completou o ensino fundamental. As três capacitações estão marcadas para começar em 4 de março.

Ao todo, estão disponíveis 66 vagas para os cursos. No de soldador, serão 16 vagas para as aulas realizadas de manhã ou à tarde, de segunda à sexta-feira. A capacitação de Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial conta com 20 vagas para o curso que ocorrerá à noite, de terça à sexta-feira. Já a turma de Administrador de Banco de Dados, com 30 alunos, terá encontros de segunda à sexta-feira, também à noite.

Segundo o professor Gelson Peter Corrêa, coordenador do Pronatec no IFSul, a previsão é de que o instituto tenha 11 turmas do programa ao longo deste ano. Em 2012, a escola formou 45 estudantes, de três turmas. “O campus Venâncio foi um dos que teve a menor evasão”, comenta Corrêa. Ele lembra que, além de ter aulas com docentes do IFSul, os alunos terão à disposição a infraestrutura da escola técnica.

 

Perfil do profissional formado pelos cursos

Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga: solda materiais por meio do processo de eletrodo revestido atendendo a regulamentação técnica de fabricação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Mecânico de Refrigeração e Climatização Industrial: Instala e realiza a manutenção de equipamentos de refrigeração e climatização comercial e industrial. Executa montagem e substituição de componentes elétricos, de acordo com as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Administrador de Banco de Dados: Planeja, implementa, administra e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Documenta todas as etapas do processo. Aplica políticas de segurança da informação para banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e com respeito à propriedade intelectual.

Última atualização (Sex, 11 de Janeiro de 2013 10:53)