Home separador Notícias separador Notícias do câmpus separador Câmpus Venâncio Aires é premiado na INFOMATRIX Brasil 2015

Câmpus Venâncio Aires é premiado na INFOMATRIX Brasil 2015

Estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense câmpus Venâncio Aires participaram nos dias 12, 13 e 14 de Agosto da 1ª Edição da Exposição Científica INFOMATRIX Brasil 2015, realizada no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade do Planalto Catarinense. O projeto “O Protótipo de Auxílio a Deficientes Visuais (Padevi)” conquistou o 1º lugar na classificação geral e credencial para o Concurso Internacional de Projetos INFOMATRIX, na Romênia.

ImagemO Padevi conta com orientação dos professores Miguel Angelo Baggio, Fábio Lorenzi da Silva e Luciano Porto de Lima e foi elaborado pela estudante Roberta Francine Schmachtenberg e pelo técnico em informática, Gabriel Kist, formado pelo IFSul em 2014.

O protótipo busca facilitar a movimentação de pessoas com deficiência visual através do fornecimento de informações do ambiente, possibilitando mais segurança no dia a dia. O protótipo utiliza um sensor Kinect e um microcomputador acoplados a uma bengala convencional. Os sensores presentes são comandados por microcomputador, que identifica possíveis obstáculos presentes nas calçadas. Através de um sinal sonoro em um fone de ouvido, avisa o usuário de que há perigo no ambiente, evitando assim possíveis acidentes.

Roberta afirma que ideia surgiu a partir de dificuldades observadas no cotidiano das pessoas com a deficiência, como a travessia de ruas e o desvio de obstáculos. Miguel Baggio ressalta que muitas pesquisas foram feitas para a elaboração do projeto. “Analisamos as principais necessidades encontradas e criamos uma ferramenta capaz de tornar menores os obstáculos encontrados, possibilitando a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos”, diz o orientador.

Sobre o evento na Romênia, Roberta e Gabriel citam que apenas os melhores projetos receberam as credenciais para as feiras internacionais e afirmam que estão empolgados com a classificação. “O evento reúne estudantes de mais de 80 países e nós representaremos o Brasil”, conclui Roberta.

A INFOMATRIX Brasil 2015 fez parte da fase eliminatória nacional para participar de diversos eventos internacionais e é desenvolvido pela Sociedade Latino Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada A.C (SOLACYT) com apoio do Proyecto Multimedia, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e o Centro de Pesquisa Educare International.

Última atualização (Qua, 19 de Agosto de 2015 12:56)