Home separador Notícias separador Notícias do câmpus separador Estudantes do IFSul conquistam seis prêmios em competição de robótica em Charqueadas

Estudantes do IFSul Venâncio Aires se destacaram em uma das maiores competições de robótica do instituto. Na quinta edição da Robocharq, realizada em Charqueadas, 18 alunos do câmpus participaram das disputas em quatro modalidades. As equipes formadas pelos estudantes trouxeram para Venâncio Aires seis premiações, entre primeiros, segundos e terceiros lugares. O resultado da competição, realizada no final de novembro, foi divulgado nesta semana.

O evento contou com 86 equipes inscritas e com disputas nas modalidades seguidor de linha, labirinto, Robocharq livre e sumô. Entre os participantes, alunos vindos de diferentes partes do estado, como Pelotas, Camaquã, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Sapiranga, Novo Hamburgo e Rio Grande.

Inscritos pela primeira vez em competições do gênero, os estudantes do IFSul Venâncio Aires voltaram para casa o primeiro e o terceiro lugares na categoria Seguidor de Linha NXT, primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria Lego Sumô NXT e terceiro lugar na Lego Labirinto. Durante a participação na Robocharq, as equipes foram orientadas pelos professores Gelson Corrêa e Alex Lago.

Oportunidade para vivenciar na prática os conhecimentos de sala de aula

Para o estudante Cristian da Costa, a participação na competição proporcionou à equipe um espaço para colocar em prática o que é visto em sala de aula. “Aperfeiçoamos nossas práticas de programação e lógica e ainda desenvolvemos nosso raciocínio. Além das oportunidades técnicas, tivemos a convivência quase diária com nosso grupo e com outros alunos envolvidos no projeto, estimulando nosso trabalho em equipe”, comenta o aluno.

A experiência de desenvolver um trabalho prático em um evento de grande porte também foi um marco para os estudantes Thaís Metz e Ismael Muller. Além de definir a oportunidade como um diferencial que o IFSul proporciona aos alunos, Thaís destaca que a preparação para o evento trouxe muito aprendizado – e um gostinho de “quero mais”: “as nossas colocações nos deixaram bastante contentes e com mais vontade ainda de participar de outras competições”. A mesma sensação foi compartilhada por Ismael, que encontrou na experiência uma motivação ainda maior para se aperfeiçoar nos estudos de lógica e robótica.

Os relatos positivos dos estudantes, inclusive, vão ao encontro da proposta da competição. “Estimular os estudantes a participarem destes eventos ligados à tecnologia é uma forma de motivá-los a desenvolverem várias habilidades para a vida, como pesquisa, trabalho em equipe e solução de problemas”, avalia Gelson Corrêa, um dos professores orientadores. De acordo com o docente, tão importante quanto o evento em si é a própria preparação dos estudantes durante o processo, já que, ao longo da construção e programação dos robôs, os estudantes resolveram problemas e socializaram soluções, proporcionando um momento de integração entre os cursos e turmas.

Confira as equipes participantes do IFSul Venâncio Aires:

Equipe Rocket - robôs Lego Seguidor de Linha NXT e EV3: Felipe Samuel Specht, Gustavo Inácio de Oliveira Eckert e Renan William Ferreira

Equipe Pode Vim - Robô Lego Sumô NXT: Bruno Nagel, Ismael Muller e Jean Bock

Equipe Estrelar - Lego Seguidor de Linha NXT e Labirinto NXT: Thaís Luisa Metz, Amanda Milena de Melo e Ane Caroline Schuh Debald

Equipe Blacklados - Lego Sumô NXT: Johannes Josue Raenke Ertel, Patrick Pereira Lermen e Bernardo Luiz Haab

Equipe Big Three - Lego Sumô NXT: Cristian de Queiroz da Costa e Ronan Guimarães da Silva

Equipe The Sole Survivor - Lego Sumô NXT: Anderson Moisés Lerme

Equipe Rouges - Lego Seguidor de Linha EV3: Yasmin Sisnande Dornelles, Gabriela da Silva Huyer, Giovanna Inês Schuck  e Lorete Roberta Dornelles