Home separador Notícias separador Notícias do câmpus separador Da teoria à prática: alunos medem as luminárias do campus com o Teorema de Tales

mediçãoA tarefa: medir a altura das luminárias externas do IFSul campus Venâncio Aires. Os encarregados: alunos do segundo ano do ensino médio do curso técnico em Informática. O objetivo: colocar em prática o Teorema de Tales, o mesmo usado para descobrir a altura da Pirâmide de Quéops. Com o conteúdo de trigonometria aprendido em sala de aula, mais de 30 estudantes saíram a campo para descobrir a medida dos postes de luz do instituto.

Régua, graveto, cabo de vassoura e até mesmo a altura de uma pessoa foram utilizados pelos alunos para colocar em prática a fórmula criada pelo matemático e filósofo Tales de Mileto. Primeiro, os estudantes mediram um objeto e a sombra dele, e calcularam a razão entre a altura dele e o comprimento da sombra. Depois disso, foi hora de aplicar o Teorema de Tales para descobrir a altura do poste de luz. O resultado do cálculo foi a resposta para o desafio proposto pelo professor de Matemática, Diego Zurawski.

Com os dados em mãos e o relatório da atividade completo, a turma comparou resultados. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer aspectos físicos e geográficos ligados à experiência. Professor de física, Alberto Antônio Mees falou sobre a posição da terra, do sol e a sombra projetada, conforme o horário do dia. "Fizemos um trabalho interdisciplinar. Na prática, os estudantes aprendem o conteúdo de forma mais compreensível", considera Diego.

Última atualização (Qui, 19 de Julho de 2012 14:33)