Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFSul em Lisboa: Projeto envolvendo Pesquisa e Extensão é apresentado em Congresso em Portugal

Estudantes e professora tiveram seu trabalho aprovado para ser apresentado no evento, intitulado: “A busca da felicidade para jovens brasileiros por meio de uma APP e práticas extensionistas”

• Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2024, 09h44
  • Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2024, 09h45
imagem sem descrição.

Uma equipe do IFSul, Câmpus Venâncio Aires, está participando esta semana do II Simpósio Luso-Brasileiro de Psicologia Positiva e do IV Congresso Português de Psicologia Positiva: “PSICOLOGIA POSITIVA, DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA CLIMÁTICA: Ações profissionais, políticas, econômicas e sociais para a paz mundial e o bem-estar humano”, que acontece em Lisboa, Portugal.

O grupo teve seu trabalho aprovado para ser apresentado no evento, intitulado: “A busca da felicidade para jovens brasileiros por meio de uma APP e práticas extensionistas”, na mesa temática: Psicologia Positiva e Educação: suas contribuições de base para um mundo de inclusão, fraternidade e paz mundial.

O trabalho é resultado de um Projeto de Pesquisa intitulado “Direito à felicidade para jovens: desafios e possibilidades pós-pandemia”, que encontra-se no seu 4º ano de execução, que conta com a participação de estudantes bolsistas e voluntários, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional, qualidade de vida e acesso ao direito à felicidade dos adolescentes da região de Venâncio Aires, RS, Brasil, por meio da construção de uma aplicativo.

Aliado a este projeto, foi desenvolvido um Projeto de Extensão: “Cultivando o direito à felicidade”, que atua de forma integrada a este projeto de pesquisa, que encontra-se no 3º ano de execução, onde, na comunidade local, são realizadas atividades lúdicas, reflexivas e vivenciais que buscaram desenvolver habilidades relacionadas à inteligência emocional e psicologia positiva na escola.

A coordenadora do trabalho, Profª Dra. Josiane Paula da Luz comenta que a equipe  ficou muito feliz com a aprovação para o congresso, uma vez que estão tendo a oportunidade de socializar a Pesquisa e a Extensão do Campus Venâncio, além de ter a oportunidade de conhecer novos projetos na área e aprender com pesquisadores referência no mundo sobre o assunto, sendo uma experiência muito potente, essencialmente para os estudantes envolvidos, que também estão tendo sua primeira experiência em um evento internacional.

A proposta apresentada é fruto de uma construção de 4 anos, envolvendo estudantes, professores e servidores, numa temática interdisciplinar, envolvendo Pesquisa, Extensão e Ensino. A equipe que está participando do evento é composta pela professora coordenadora, Dra. Josiane Paula da Luz, e estudantes: Rafaely Monique dos Santos, Camilli Vitória Kassler e Alexson Eduardo Oestreich de Quadros. Também fazem parte da equipe dos projetos o professor Fábio Lorenzi da Silva, a servidora Danielle Schweickardt e o estudante Igor Mateus Estraich.

A participação no evento conta com apoio do IFSUL, Reitoria, e do Câmpus Venâncio Aires.